Atos 22
Bíblia Bereia

A Defesa de Paulo à Multidão
(Atos 9:1–19; Atos 26:1–23)

1Irmãos e pais, escutem agora a minha defesa diante de vocês. 2Quando o ouviram falar com eles em hebraico, eles ficaram ainda mais quietos.

Então Paulo continuou: 3Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui educado aos pés de Gamaliel em estrita conformidade com a lei de nossos pais. Eu era tão zeloso por Deus quanto qualquer um de vocês é hoje.

4Persegui este Caminho até a morte, prendendo tanto homens quanto mulheres e jogando-os na prisão, 5como o sumo sacerdote e todo o Conselho podem testemunhar sobre mim. Eu até obtive cartas deles para seus irmãos em Damasco, e estava a caminho para prender essas pessoas e trazê-las a Jerusalém para serem punidas.

6Por volta do meio-dia, quando eu me aproximava de Damasco, de repente uma grande luz do céu brilhou ao meu redor. 7Caí no chão e ouvi uma voz me dizer: Saulo, Saulo, por que você Me persegue?

8Quem és tu, Senhor? Eu perguntei.

Eu sou Jesus de Nazaré, a quem você está perseguindo. Ele respondeu. 9Meus companheiros viram a luz, mas não puderam entender a voz daquele que falava comigo.

10Então eu perguntei: O que devo fazer, Senhor?

Levante-se e vá para Damasco, Ele me contou. Lá será informado de tudo o que foi designado para você fazer.

11Como a luz brilhante me havia cegado, meus companheiros me levaram pela mão até Damasco. 12Havia um homem chamado Ananias, um observador devoto da lei que era muito respeitado por todos os judeus que viviam ali, 13veio e ficou ao meu lado. Irmão Saulo, ele disse, recupere a visão. E naquele momento eu pude vê-lo.

14Então ele disse: O Deus de nossos pais o designou para conhecer a Sua vontade, ver o Justo e ouvir a Sua voz. 15Você será Sua testemunha para todos, do que você viu e ouviu. 16E agora, o que você está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dEle.

17Mais tarde, quando voltei a Jerusalém e estava orando no templo, caí em transe, 18e vi o Senhor dizendo para mim: Apressa-te! Sai rapidamente de Jerusalém, porque as pessoas aqui não aceitarão o teu testemunho sobre Mim.

19Senhor, eu respondi, eles sabem muito bem que em uma sinagoga após outra eu prendi e bati naqueles que acreditavam em Você. 20E quando o sangue da Sua testemunha Estêvão foi derramado, eu estava lá dando minha aprovação e cuidando das roupas daqueles que o mataram.

21Então Ele me disse: Vá! Eu o enviarei para longe, aos gentios.

Paulo, o Cidadão Romano

22A multidão ouviu Paulo até ele fazer esta declaração. Então levantaram suas vozes e gritaram: Acabem com ele! Ele não merece viver!

23Enquanto gritavam e jogavam suas capas e lançavam poeira ao ar, 24o comandante ordenou que Paulo fosse levado para o quartel. Ele ordenou que Paulo fosse açoitado e interrogado para determinar a razão desse clamor contra ele.

25Mas quando o esticaram para amarrá-lo, Paulo disse ao centurião que estava ali: É lícito que vocês açoitem um cidadão romano sem julgamento?

26Ao ouvir isso, o centurião foi e relatou ao comandante. O que você está prestes a fazer? ele disse. Este homem é um cidadão romano.

27O comandante foi até Paulo e perguntou: Diga-me, você é cidadão romano?

Sim, ele respondeu.

28Paguei um preço alto pela minha cidadania, disse o comandante.

Mas eu nasci cidadão, Paulo respondeu.

29Imediatamente, aqueles que estavam prestes a interrogar Paulo recuaram, e o próprio comandante ficou alarmado ao perceber que havia colocado um cidadão romano em correntes.

30No dia seguinte, o comandante, querendo saber o verdadeiro motivo pelo qual Paulo foi acusado pelos judeus, o libertou e ordenou aos chefes dos sacerdotes e a todo o Sinédrio que se reunissem. Em seguida, ele trouxe Paulo e o fez ficar de pé diante deles.



2 Ou em aramaico; literalmente na língua hebraica
18 Literalmente: vi Ele
20 Ou mártir
30 Ou todo o Conselho


Bíblia Bereia: BB

Bible Hub
Acts 21
Top of Page
Top of Page