Hebreus 4
Bíblia Bereia

O Descanso do Sábado
(Gênesis 2:1–3; Êxodo 16:22–30)

1Portanto, enquanto a promessa de entrar no Seu descanso ainda permanece, tenhamos cuidado para que nenhum de vocês seja considerado como tendo falhado em alcançá-la. 2Pois também recebemos as boas novas assim como eles; mas a mensagem que ouviram não os beneficiou, pois não compartilharam da fé daqueles que a ouviram.

3Agora nós, que cremos, entramos nesse descanso. Quanto aos outros, é exatamente como Deus disse:

Conforme jurei em Minha ira,

Nunca entrarão no Meu descanso.

Embora, as Suas obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo. 4Porque, em certo lugar, Ele falou sobre o sétimo dia desta maneira: E no sétimo dia Deus descansou de todas as Suas obras. 5E novamente, como Ele diz na passagem acima: Nunca entrarão no Meu descanso.

6Portanto, visto que resta que alguns entrem no Seu descanso, e visto que aqueles que anteriormente ouviram as boas novas não entraram por causa da sua desobediência, 7Deus novamente designou um certo dia como Hoje, quando muito tempo depois Ele falou por meio de Davi, como foi dito: Hoje, se ouvirem a Sua voz, não endureçam os seus corações.

8Pois, se Josué lhes tivesse dado descanso, Deus não teria falado mais tarde sobre outro dia. 9Resta, portanto, um descanso sabático para o povo de Deus. 10Pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa de suas próprias obras, assim como Deus descansou das Suas. 11Esforcemo-nos, portanto, para entrar nesse descanso, para que ninguém caia, seguindo o mesmo padrão de desobediência.

A Palavra Viva
(2 Timóteo 3:10–17)

12Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais afiada que qualquer espada de dois gumes, ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, apta para julgar os pensamentos e intenções do coração. 13Nenhuma criatura está escondida aos olhos de Deus; tudo está revelado e exposto diante dos olhos dAquele a quem devemos prestar contas.

14Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos firmemente à nossa confissão. 15Pois não temos um sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém sem pecado. 16Aproximemo-nos, então, do trono da graça com confiança, para que possamos receber misericórdia e encontrar graça para nos ajudar em tempo oportuno.



2 Literalmente: não tendo sido unidos na fé daqueles que ouviram
3 Salmo 95:11; também no versículo 5
4 Gênesis 2:2
7 Salmo 95:7–8


Bíblia Bereia: BB

Bible Hub
Hebrews 3
Top of Page
Top of Page