Mateus 8
Bíblia Bereia

A Oração do Leproso
(Levítico 14:1–32; Marcos 1:40–45; Lucas 5:12–16)

1Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiram. 2De repente um leproso veio e ajoelhou-se diante dele, dizendo: Senhor, se você quiser, pode me purificar.

3Jesus estendeu a mão e tocou o homem. Estou disposto, Ele disse. Seja limpo! E imediatamente a lepra dele foi curada.

4Então Jesus o instruiu: Não conte isso a ninguém. Mas vá, mostre-se ao sacerdote e ofereça a oferta prescrita por Moisés, como um testemunho para eles.

A Fé do Centurião
(Lucas 7:1–10; João 4:43–54)

5Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um centurião veio e implorou a Ele, 6Senhor, meu servo está em casa, paralisado e em agonia terrível.

7Irei e o curarei, Jesus respondeu.

8O centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que você entre debaixo do meu teto. Mas diga apenas uma palavra, e o meu servo será curado. 9Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, com soldados sob o meu comando. Digo a um que vá, e ele vai, e a outro que venha, e ele vem. Digo ao meu servo que faça algo, e ele faz.

10Quando Jesus ouviu isso, Ele se maravilhou e disse aos que o seguiam: Em verdade digo a vocês, não encontrei ninguém em Israel com fé tão grande. 11Digo a vocês que muitos virão do leste e do oeste para participar do banquete com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos Céus. 12Mas os filhos do reino serão lançados fora nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes.

13Então Jesus disse ao centurião: Vá! Como você acreditou, assim será feito para você. E o seu servo foi curado naquela mesma hora.

Jesus Cura a sogra de Pedro
(Marcos 1:29–34; Lucas 4:38–41)

14Quando Jesus chegou à casa de Pedro, viu a sogra deste de cama com febre. 15Então Ele tocou a mão dela, e a febre a deixou, e ela se levantou e começou a servi-Lo.

16Ao anoitecer, trouxeram a Jesus muitos endemoninhados, e Ele expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os doentes. 17Isso aconteceu para cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías:

Ele tomou sobre si as nossas enfermidades

e carregou nossas doenças.

O Custo do Discipulado
(Lucas 9:57–62; Lucas 14:25–33; João 6:59–66)

18Quando Jesus viu uma grande multidão ao Seu redor, Ele deu ordens para atravessar para o outro lado do mar. 19E um dos escribas veio a Ele e disse: Mestre, eu Te seguirei aonde quer que você for.

20Jesus respondeu: Raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.

21Outro de Seus discípulos disse: Senhor, deixa-me primeiro ir enterrar meu pai.

22Mas Jesus lhe respondeu: Siga-me, e deixe que os mortos enterrem seus mortos.

Jesus Acalma a Tempestade
(Salmos 107:1–43; Marcos 4:35–41; Lucas 8:22–25)

23Quando Ele entrou no barco, Seus discípulos o seguiram. 24De repente, uma violenta tempestade surgiu no mar, de modo que o barco estava sendo coberto pelas ondas. Mas Jesus estava dormindo. 25Os discípulos foram e o acordaram, dizendo: Senhor, salva-nos! Estamos perecendo!

26Homens de pouca fé, Jesus respondeu, por que vocês estão com tanto medo? Então Ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e tudo ficou muito calmo.

27Os homens ficaram maravilhados e perguntaram: Que tipo de homem é este? Até os ventos e o mar lhe obedecem!

Os Demônios e os Porcos
(Marcos 5:1–20; Lucas 8:26–39)

28Quando Jesus chegou ao outro lado, na região dos gadarenos, Ele foi encontrado por dois homens possuídos por demônios que vinham dos túmulos. Eles eram tão violentos que ninguém podia passar por aquele caminho.

29O que você quer de nós, Filho de Deus? eles gritaram. Você veio aqui para nos atormentar antes do tempo determinado?

30Não longe dali, uma grande manada de porcos estava se alimentando. 31Então os demônios suplicaram a Jesus: Se nos expulsar, mande-nos para a manada de porcos.

32Vão! Ele lhes disse. Então eles saíram e entraram nos porcos, e toda a manada se precipitou pela encosta íngreme, em direção ao mar e morreu nas águas.

33Os que cuidavam dos porcos correram para a cidade e relataram tudo isso, incluindo o relato dos homens possuídos por demônios. 34Então toda a cidade saiu para encontrar Jesus. E quando O viram, imploraram para que Ele deixasse a região deles.



2 Um leproso era alguém afligido por uma doença de pele. Veja Levítico 13.
4 Veja Levítico 14:1–32.
6 Ou criança; também nos versículos 8 e 13
17 Isaías 53:4
18 Ou seja, o Mar da Galileia; grego para o outro lado
28 BYZ, TR, e PT Gergesenos; outros manuscritos Gerasenos


Bíblia Bereia: BB

Bible Hub
Matthew 7
Top of Page
Top of Page