Atos 15
Bíblia Bereia

A Disputa sobre a Circuncisão

1Então alguns homens desceram da Judeia e estavam ensinando aos irmãos: Se vocês não forem circuncidados de acordo com o costume de Moisés, não podem ser salvos. 2Tendo Paulo e Barnabé uma grande dissensão e debate com eles, foi determinado que Paulo e Barnabé, junto com alguns outros crentes, subissem a Jerusalém para ver os apóstolos e anciãos e tratar sobre essa questão.

3Enviados pela igreja, eles passaram pela Fenícia e Samaria, relatando a conversão dos gentios e trazendo grande alegria a todos os irmãos. 4Ao chegarem em Jerusalém, foram recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos anciãos, a quem relataram tudo o que Deus havia feito por meio deles.

O Conselho em Jerusalém
(Amós 9:11–15; Gálatas 2:1–10)

5Mas alguns crentes do partido dos fariseus levantaram-se e declararam: Os gentios devem ser circuncidados e obrigados a obedecer à lei de Moisés. 6Então os apóstolos e anciãos se reuniram para examinar esta questão.

7Após muita discussão, Pedro levantou-se e disse a eles: Irmãos, vocês sabem que nos primeiros dias Deus fez uma escolha entre vocês para que os gentios ouvissem dos meus lábios a mensagem do evangelho e cressem. 8E Deus, que conhece o coração, mostrou Sua aprovação ao dar o Espírito Santo a eles, assim como fez conosco. 9Ele não fez distinção entre nós e eles, pois purificou seus corações pela fé.

10Agora, por que vocês testam a Deus colocando sobre o pescoço dos discípulos um jugo que nem nós nem nossos pais pudemos suportar? 11Ao contrário, cremos que é pela graça do Senhor Jesus que somos salvos, assim como eles.

12Toda a assembleia ficou em silêncio enquanto ouviam Barnabé e Paulo descreverem os sinais e maravilhas que Deus havia realizado entre os gentios por meio deles. 13Quando terminaram de falar, Tiago declarou: Irmãos, ouçam-me! 14Simão nos relatou como primeiramente, Deus visitou os gentios, para obter entre eles um povo para o Seu nome. 15As palavras dos profetas concordam com isso, como está escrito:

16Depois disso, voltarei e reconstruirei

a tenda caída de Davi.

Suas ruínas eu reconstruirei.

e eu a restaurarei,

17para que o restante dos homens busque o Senhor,

e todos os gentios que são chamados pelo Meu nome,

diz o Senhor que faz estas coisas

18conhecidas desde os tempos antigos.

19É meu julgamento, portanto, que não devemos causar problemas para os gentios que estão se voltando para Deus. 20Em vez disso, devemos escrever e dizer a eles que se abstenham de alimentos contaminados por ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue. 21Porque Moisés tem sido proclamado em cada cidade desde os tempos antigos e é lido nas sinagogas em cada sábado.

A Carta aos Crentes Gentios

22Então os apóstolos e os anciãos, com toda a igreja, decidiram escolher homens dentre eles para enviar a Antioquia com Paulo e Barnabé. Eles escolheram Judas, chamado Barsabás, e Silas, que eram líderes entre os irmãos, 23e os enviaram com esta carta:

Os apóstolos e os anciãos, seus irmãos,

Aos irmãos dentre os gentios em Antioquia, Síria e Cilícia:

Saudações.

24Ficamos sabendo que alguns saíram de nós sem nossa autorização e perturbaram vocês, inquietando suas mentes com o que disseram. 25Assim, todos concordamos em escolher homens para enviar a vocês junto com nossos amados Barnabé e Paulo, 26homens que têm arriscado suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Portanto, estamos enviando Judas e Silas para lhes dizer pessoalmente as mesmas coisas que estamos escrevendo.

28Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês nada além destes requisitos essenciais: 29Que se abstenham de coisas sacrificadas a ídolos, de sangue, de carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas.

Adeus.

Os Crentes em Antioquia Regozijam-se

30Assim os homens foram enviados e desceram a Antioquia, onde reuniram a congregação e entregaram a carta. 31Quando as pessoas leram, alegraram-se com sua mensagem encorajadora.

32Judas e Silas, que também eram profetas, disseram muitas coisas para encorajar e fortalecer os irmãos. 33Depois de passarem algum tempo lá, foram enviados em paz pelos irmãos para retornar àqueles que os haviam enviado. 34Silas, no entanto, decidiu permanecer lá. 35Mas Paulo e Barnabé permaneceram em Antioquia, juntamente com muitos outros, ensinando e pregando a palavra do Senhor.

O Início da Segunda Viagem Missionária de Paulo
(Atos 13:1–3; Atos 15:36–41)

36Algum tempo depois, Paulo disse a Barnabé: Vamos voltar e visitar os irmãos em cada cidade onde proclamamos a palavra do Senhor, para ver como eles estão. 37Barnabé queria levar João, chamado Marcos. 38Mas Paulo achou melhor não levá-lo, porque ele os havia abandonado na Panfília e não os acompanhou na obra.

39A discordância entre eles foi tão intensa que se separaram. Barnabé levou Marcos e navegou para Chipre, 40mas Paulo escolheu Silas e partiu, recomendado pelos irmãos à graça do Senhor. 41E ele viajou pela Síria e Cilícia, fortalecendo as igrejas.



14 Grego Simeão, uma variante de Simão
17 Amós 9:11–12
18 BYZ e TR diz o Senhor, que faz todas estas coisas. Conhecidas por Deus são todas as Suas obras desde os tempos antigos.
19 convertendo
24 BYZ e TR ao dizer que você deve ser circuncidado e guardar a lei.
34 TR inclui 34


Bíblia Bereia: BB

Bible Hub
Acts 14
Top of Page
Top of Page