Atos 18
Bíblia Bereia

Paulo ministra em Corinto
(1 Coríntios 1:1–3; 2 Coríntios 1:1–2)

1Depois disso, Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. 2Lá ele encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que havia chegado recentemente da Itália com sua esposa Priscila, porque Cláudio havia ordenado que todos os judeus deixassem Roma. Paulo foi visitá-los, 3e, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhavam juntos, pois, por profissão, eram fazedores de tendas.

4Todo sábado ele dialogava na sinagoga, tentando persuadir tanto judeus quanto gregos. 5Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo se dedicou totalmente à palavra, testemunhando aos judeus que Jesus é o Cristo. 6Mas quando eles se opuseram e blasfemaram, ele sacudiu suas roupas e lhes disse: Que o sangue de vocês caia sobre as próprias cabeças! Eu sou inocente disso. De agora em diante, irei para os gentios.

7Então Paulo saiu da sinagoga e foi para a casa ao lado de Tito Justo, adorador de Deus. 8Crispo, o líder da sinagoga, e toda a sua casa creram no Senhor. E muitos dos coríntios que ouviram a mensagem creram e foram batizados.

9Certa noite o Senhor falou a Paulo em uma visão: Não tenha medo; continue falando; não fique em silêncio. 10Pois estou com você e ninguém lhe fará mal, porque tenho muitas pessoas nesta cidade. 11Assim, Paulo ficou por um ano e seis meses, ensinando a palavra de Deus entre os coríntios.

Paulo diante de Gálio

12Enquanto Gálio era procônsul da Acaia, os judeus coordenaram um ataque contra Paulo e o levaram ao tribunal. 13Este homem está persuadindo o povo a adorar a Deus de maneiras contrárias à lei, disseram eles.

14Mas quando Paulo estava prestes a falar, Gálio disse aos judeus: Se este assunto envolvesse uma transgressão ou crime grave, ó judeus, seria razoável que eu ouvisse a sua queixa. 15Mas, sendo uma disputa sobre palavras e nomes e a sua própria lei, resolvam isso vocês mesmos. Recuso-me a ser juiz de tais coisas. 16E ele os expulsou do tribunal.

17Neste momento, todos agarraram Sóstenes, o líder da sinagoga, e o espancaram diante do tribunal. Mas nada disso preocupou Gálio.

Paulo Retorna a Antioquia

18Paulo permaneceu em Corinto por muitos dias, então se despediu dos irmãos e navegou para a Síria, acompanhado por Priscila e Áquila. Antes de embarcar, ele raspou a cabeça em Cencreia porque tinha feito um voto.

19Quando chegaram a Éfeso, Paulo deixou Priscila e Áquila ali. Porém, ele mesmo foi à sinagoga e dialogava com os judeus. 20Quando pediram para ele ficar mais um pouco, ele recusou. 21Mas ao sair, ele disse: Eu voltarei a vocês, se Deus quiser. E ele partiu de Éfeso.

22Quando Paulo chegou a Cesareia, subiu e saudou a igreja em Jerusalém. Em seguida, ele desceu para Antioquia.

Início da Terceira Viagem Missionária de Paulo
(Atos 13:1–3; Atos 15:36–41)

23Depois de passar algum tempo em Antioquia, Paulo viajou de lugar em lugar por toda a região da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos.

24Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, chegou a Éfeso. Ele era um homem eloquente, bem versado nas Escrituras. 25Ele havia sido instruído no caminho do Senhor e era fervoroso de espírito. Ele falava e ensinava com precisão sobre Jesus, embora conhecesse apenas o batismo de João. 26E ele começou a falar ousadamente na sinagoga. Quando Priscila e Áquila o ouviram, levaram-no à parte e lhe explicaram o caminho de Deus mais precisamente.

27Quando Apolo decidiu atravessar para Acaia, os irmãos o encorajaram e escreveram aos discípulos de lá para recebê-lo. Ao chegar, ele foi de grande ajuda para aqueles que, pela graça, haviam crido. 28Pois ele refutou poderosamente os judeus em debate público, provando pelas Escrituras que Jesus é o Cristo.



7 ECM; SBL, NE, e WH Tício Justo; BYZ e TR Justo
17 Literalmente: todos eles; BYZ e TR todos os gregos
21 BYZ e TR Devo de todas as maneiras guardar esta festa que vem em Jerusalém, mas voltarei
22 Literalmente: ele subiu e cumprimentou a igreja
25 BYZ e TR sobre o Senhor


Bíblia Bereia: BB

Bible Hub
Acts 17
Top of Page
Top of Page