João 5
Bíblia Bereia

O Tanque de Betesda

1Algum tempo depois, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.

2Agora há em Jerusalém, perto do Portão das Ovelhas, um tanque com cinco pórticos cobertos, que em hebraico é chamado Betesda. 3Nessas passarelas jaziam um grande número de doentes, cegos, mancos e paralíticos aguardando o movimento das águas. 4Pois de tempos em tempos um anjo descia à piscina e agitava a água. Assim que era agitada, o primeiro a entrar na piscina seria curado de sua doença.

5Havia ali um homem que estava enfermo há trinta e oito anos. 6Quando Jesus o viu deitado e percebeu que ele já estava há muito tempo nessa condição, perguntou-lhe: Você quer ser curado?

7Senhor, respondeu o enfermo, não tenho ninguém para me ajudar a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou a caminho, outra pessoa entra antes de mim.

8Então Jesus lhe disse: Levante-se, pegue seu leito e ande.

9Imediatamente o homem ficou curado, pegou seu leito e começou a andar.

Agora isso aconteceu no dia de sábado. 10Então os judeus disseram ao homem que havia sido curado: Hoje é sábado! Não é permitido carregar seu leito.

11Mas ele respondeu: O homem que me curou me disse: Pegue seu leito e ande.

12Quem é esse homem que lhe disse para pegá-lo e andar? eles perguntaram.

13Mas o homem que foi curado não sabia quem era, pois Jesus havia se retirado enquanto a multidão estava lá.

14Depois, Jesus encontrou o homem no templo e disse a ele: Veja, você foi curado. Pare de pecar, para que algo pior não aconteça com você.

15E o homem foi embora e contou aos judeus que foi Jesus quem o curou.

O Pai e o Filho

16Agora, porque Jesus estava fazendo essas coisas no sábado, os judeus começaram a persegui-lo. 17Mas Jesus lhes respondeu: Até hoje meu Pai está trabalhando, e eu também estou trabalhando.

18Por causa disso, os judeus tentaram ainda mais matá-lo. Não só estava quebrando o sábado, mas também chamava Deus de seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

19Então Jesus respondeu: Em verdade, em verdade lhes digo, o Filho nada pode fazer por Si mesmo, a não ser que veja o Pai fazendo. Pois tudo o que o Pai faz, o Filho também faz. 20O Pai ama o Filho e mostra a Ele tudo o que faz. E, para sua admiração, Ele mostrará a Ele obras ainda maiores do que estas. 21Pois assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem Ele deseja.

22Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho. 23para que todos honrem o Filho assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.

24Em verdade, em verdade lhes digo, quem ouve a Minha palavra e crê naquele que Me enviou tem a vida eterna e não será condenado. De fato, ele passou da morte para a vida.

25Em verdade, em verdade lhes digo, que vem a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. 26Pois assim como o Pai tem vida em Si mesmo, assim também concedeu ao Filho ter vida em Si mesmo. 27E deu-Lhe autoridade para executar o julgamento, porque Ele é o Filho do Homem.

28Não fiquem admirados com isso, pois está chegando a hora em que todos os que estão em seus túmulos ouvirão a Sua voz e sairão: 29os que fizeram o bem para a ressurreição da vida, e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.

30Nada posso fazer por Mim mesmo; julgo apenas como ouço. E o Meu julgamento é justo, porque não busco a Minha própria vontade, mas a vontade dAquele que Me enviou.

Testemunhos sobre Jesus

31Se eu der testemunho de Mim mesmo, o Meu testemunho não é válido. 32Há outro que testemunha sobre Mim, e sei que o testemunho Dele sobre Mim é válido.

33Vocês enviaram mensageiros para João, e ele testemunhou a verdade. 34Embora eu não receba testemunho humano, digo essas coisas para que vocês possam ser salvos.

35João era uma lâmpada que queimava e dava luz, e vocês estavam dispostos, por um tempo, a se alegrar em sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior do que o de João. Pois as obras que o Pai me deu para realizar—as próprias obras que estou fazendo—testificam a meu respeito que o Pai me enviou. 37E o Pai que Me enviou, Ele mesmo deu testemunho de Mim. Vocês nunca ouviram Sua voz nem viram Sua forma, 38nem a Sua palavra permanece em vocês, porque vocês não creem naquele que Ele enviou.

A Testemunha das Escrituras
(Lucas 16:19–31)

39Vocês examinam as Escrituras porque presumem ter nelas a vida eterna. São essas mesmas palavras que testemunham a meu respeito, 40mas vocês se recusam a vir a Mim para ter vida.

41Não aceito glória dos homens, 42mas eu sei que vocês não têm o amor de Deus dentro de vocês. 43Vim em nome de Meu Pai, e vocês não Me receberam; mas se alguém vier em seu próprio nome, vocês o receberão. 44Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não buscam a glória que vem do único Deus?

45Não pensem que eu os acusarei diante do Pai. Quem os acusa é Moisés, em quem vocês têm colocado a sua esperança. 46Se vocês tivessem acreditado em Moisés, acreditariam em Mim, porque ele escreveu sobre Mim. 47Mas se vocês não acreditam no que ele escreveu, como acreditarão no que eu digo?



2 Ou em aramaico
2 NA, NE e WH Bethzatha
3 Literalmente: Nestes
4 Os manuscritos mais antigos omitem o restante do v.3 e o v.4
29 Veja Daniel 12:2.


Bíblia Bereia: BB

Bible Hub
John 4
Top of Page
Top of Page